Rebeliões de 1837-38
Na década de 1830, os reformadores no Alto e no Baixo Canadá acreditavam que o progresso em direção à democracia plena era muito lento. Alguns acreditavam que o Canadá deveria adotar os valores republicanos americanos ou mesmo tentar ingressar nos Estados Unidos. Quando rebeliões armadas ocorreram em 1837-38 na área fora de Montreal e em Toronto, os rebeldes não tiveram apoio público suficiente para ter sucesso. Eles foram derrotados por tropas britânicas e voluntários canadenses. Vários rebeldes foram enforcados ou exilados; alguns exilados voltaram mais tarde para o Canadá.
Lord Durham, um reformador inglês enviado para relatar as rebeliões, recomendou que o Alto e o Baixo Canadá fossem fundidos e recebessem um governo responsável . Isso significa que os ministros da Coroa devem ter o apoio da maioria dos representantes eleitos para governar. De forma polêmica, Lord Durham também disse que a maneira mais rápida para os Canadiens alcançarem o progresso era se assimilarem na cultura protestante de língua inglesa. Essa recomendação demonstrou uma total falta de compreensão dos canadenses franceses, que buscavam defender a identidade distinta do Canadá francês.
Alguns reformadores, incluindo Sir Étienne-Paschal Taché e Sir George-Étienne Cartier, mais tarde se tornaram Padres da Confederação, assim como um ex-membro da milícia voluntária do governo no Alto Canadá, Sir John A. Macdonald.
Governo Responsável
Em 1840, o Alto e o Baixo Canadá foram unidos como a Província do Canadá. Reformadores como Sir Louis-Hippolyte La Fontaine e Robert Baldwin, em paralelo com Joseph Howe na Nova Escócia, trabalharam com governadores britânicos em direção a um governo responsável.
A primeira colônia britânica da América do Norte a alcançar um governo totalmente responsável foi a Nova Escócia em 1847-48. Em 1848-1849, o governador do Canadá Unido, Lord Elgin, com o incentivo de Londres, introduziu um governo responsável.
Este é o sistema que temos hoje: se o governo perder o voto de confiança na assembleia, ele deve renunciar. La Fontaine, um campeão da democracia e dos direitos da língua francesa, tornou-se o primeiro líder de um governo responsável nos Canadas.
Confederação
De 1864 a 1867, representantes da Nova Escócia, New Brunswick e da Província do Canadá, com apoio britânico, trabalharam juntos para estabelecer um novo país. Esses homens são conhecidos como os Pais da Confederação. Eles criaram dois níveis de governo: federal e provincial. A antiga Província do Canadá foi dividida em duas novas províncias: Ontário e Quebec, que, junto com New Brunswick e Nova Scotia, formaram o novo país chamado Domínio do Canadá. Cada província elegeria sua própria legislatura e teria controle de áreas como educação e saúde.
O Parlamento Britânico aprovou o Ato da América do Norte Britânico em 1867. O Domínio do Canadá nasceu oficialmente em 1º de julho de 1867. Até 1982, 1º de julho era celebrado como o “Dia do Domínio” para comemorar o dia em que o Canadá se tornou um Domínio autônomo. Hoje é oficialmente conhecido como Dia do Canadá.
Você sabia? Na década de 1920, alguns acreditavam que as Índias Ocidentais Britânicas (territórios britânicos no Mar do Caribe) deveriam se tornar parte do Canadá. Isso não ocorreu, embora o Canadá e os países e territórios da Comunidade das Caraíbas desfrutem de laços estreitos hoje.
Primeiro Primeiro Ministro do Canadá
Em 1867, Sir John Alexander Macdonald , um Pai da Confederação, tornou-se o primeiro primeiro-ministro do Canadá. Nascido na Escócia em 11 de janeiro de 1815, ele veio para o Alto Canadá ainda criança. Ele era advogado em Kingston, Ontário, um político talentoso e uma personalidade pitoresca . O Parlamento reconheceu o dia 11 de janeiro como o Dia de Sir John A. Macdonald. Seu retrato está na nota de $ 10.
Desafio no Ocidente
Quando o Canadá assumiu a vasta região noroeste da Hudson’s Bay Company em 1869, os 12.000 Métis do Rio Vermelho não foram consultados. Em resposta, Louis Riel liderou um levante armado e tomou Fort Garry, a capital territorial. O futuro do Canadá estava em perigo. Como poderia o Dominion chegar de mar a mar , se não podia controlar o interior?
Ottawa enviou soldados para retomar Fort Garry em 1870. Riel fugiu para os Estados Unidos e o Canadá estabeleceu uma nova província: Manitoba. Riel foi eleito para o Parlamento, mas nunca tomou assento. Mais tarde, como Métis e os direitos dos índios foram novamente ameaçados pelo assentamento a oeste, uma segunda rebelião em 1885 na atual Saskatchewan levou ao julgamento e execução de Riel por alta traição, uma decisão que foi fortemente contestada em Quebec. Riel é visto por muitos como um herói, um defensor dos direitos de Métis e pai de Manitoba.
Após o primeiro levante Métis, primeiro-ministro Macdonald estabeleceu o Noroeste Polícia Montada (NWMP) em 1873 para pacificar o Ocidente e ajudar na negociação com os índios. O NWMP fundou Fort Calgary, Fort MacLeod e outros centros que hoje são cidades e vilas. Regina passou a ser sua sede. Hoje, a Royal Canadian Mounted Police (RCMP ou “the Mounties”) é a força policial nacional e um dos símbolos mais conhecidos do Canadá. Alguns dos heróis mais pitorescos do Canadá , como o major-general Sir Sam Steele, vieram das fileiras dos soldados montados.
Uma ferrovia de mar a mar
A Colúmbia Britânica juntou-se ao Canadá em 1871, depois que Ottawa prometeu construir uma ferrovia para a Costa Oeste. Em 7 de novembro de 1885, um poderoso símbolo de unidade foi concluído quando Donald Smith (Lord Strathcona), o diretor escocês da Canadian Pacific Railway (CPR), dirigiu o último pico. O projeto foi financiado por investidores britânicos e americanos e construído por mão de obra europeia e chinesa . Depois disso, os chineses foram sujeitos a discriminação, incluindo o Head Tax, uma taxa de inscrição baseada em raça. O Governo do Canadá pediu desculpas em 2006 por essa política discriminatória. Depois de muitos anos de trabalho heróico, as “fitas de aço” do CPR realizaram um sonho nacional.
Movendo-se para o oeste
A economia do Canadá cresceu e se tornou mais industrializada durante o boom econômico da década de 1890 e início de 1900. Um milhão de britânicos e um milhão de americanos imigraram para o Canadá nessa época.
Sir Wilfrid Laurier se tornou o primeiro primeiro-ministro franco-canadense desde a Confederação e incentivou a imigração para o Ocidente. Seu retrato está na nota de $ 5 . A ferrovia possibilitou que imigrantes, incluindo 170.000 ucranianos, 115.000 poloneses e dezenas de milhares da Alemanha, França, Noruega e Suécia, se instalassem no Ocidente antes de 1914 e desenvolvessem um próspero setor agrícola.
0 responses on "O que é o "Canada Day"? 1º de julho"